Destaque

Prefeitura de Carnaíba traz alunos de comunidades rurais para participar da Semana Literária

A Prefeitura de Carnaíba vivenciou a Semana Literária, que trouxe um novo brilho à Biblioteca Pública Municipal, transformando-a em um...
Leia mais
Destaque

Tempo de Serenata, novo single de Maria Dapaz

Nesta sexta-feira, dia 19 de abril, os amantes da música terão o privilégio de mergulhar em uma experiência única com...
Leia mais
Destaque

Raquel Lyra anuncia apoio a Danilo Simões em Afogados da Ingazeira

Nesta quinta-feira (18), a governadora Raquel Lyra (PSDB), anunciou que em Afogados da Ingazeira marchará ao lado da oposição imputando...
Leia mais

Debate na Cúria sobre usina nuclear decide por audiência pública em Itacuruba

Foto: Pascom AOR/Divulgação

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, promoveu na manhã desta segunda-feira (17/06), no auditório da Cúria Metropolitana, um debate entre igreja, movimentos sociais e alguns deputados estaduais e federais sobre o projeto de instalação de uma usina nuclear no sertão do estado, mais especificamente na cidade de Itacuruba, que faz parte do território da Diocese de Floresta. O evento nasceu da necessidade, apresentada pela Diocese de Floresta, de defender os recursos naturais e garantir os direitos e o bem-estar da população do lugar – quilombolas, indígenas e pescadores artesanais.

Participaram do debate o bispo auxiliar da Arquidiocese e bispo referencial das Pastorais Sociais do Regional NE2 da CNBB, dom Limacêdo Antonio; o bispo de Floresta, dom Gabriel Marchesi; o responsável pela Pastoral Social da diocese, padre Luciano Aguiar; além de representantes de movimentos sociais como o Conselho Indigenista Missionário,  Comissão de Pastoral dos Pescadores, instituição Pró-Vida, Comissão Pastoral da Terra, Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores de Pernambuco.

Dentre os parlamentares, estavam presentes os deputados estaduais Doriel Barros, Tereza Leitão, Isaltino Nascimento, Paulo Dutra e Fabrício Ferraz, além dos deputados federais Renildo Calheiros e Carlos Veras.

Convencido de que o assunto merece especial atenção, dom Fernando afirmou que é obrigação da Igreja entrar nessas discussões que atingem diretamente o povo. “Os perigos da instalação dessa usina são reais e a Igreja se coloca em luta, ao lado do povo e pelo povo, para que todos tenham seu direito à vida, com dignidade e segurança”, disse o arcebispo.

O representante da Articulação Anti Nuclear Brasileira, Prof. Heitor Scalambrini, afirmou que nenhuma obra de engenharia tem risco zero. “Imaginem a possibilidade de vazamento de material radioativo no rio São Francisco, o rio da integração nacional, que passa por sete estados, 506 municípios e com 20 milhões de pessoas que dependem de suas águas. Seria desastroso”, comentou. Além disso, o professor apontou a que o Brasil não precisa de energia nuclear. Segundo ele, Angra I e Angra 2 só produzem 1,1% da potência das energias instaladas do país – perdendo para as energias de fonte hidrelétrica, eólica, termelétrica e solar. “A contribuição da energia nuclear é mínima; as outras suprem as necessidades do país”. Em outra exposição, que priorizou o viés antropológico, a professora Vânia Fialho mostrou ainda que na área do projeto habitam populações quilombolas, indígenas e comunidades de pescadores artesanais que seriam muito prejudicadas com relocamentos e com escapes de radioatividade.

Contra a construção da usina, bispos, parlamentares e movimentos têm a Constituição Estadual, em seu Capítulo IV, do Meio Ambiente, artigo 216, que diz ficar “proibida a instalação de usinas nucleares no território do Estado de Pernambuco enquanto não se esgotar toda a capacidade de produzir energia hidrelétrica e oriunda de outras fontes”.

Nas palavras do deputado Isaltino Nascimento, “se o projeto fosse bom, outras regiões do país lutariam por ele, o que não é o caso”. Sendo assim, a proposta nascida ao final da reunião desta segunda-feira é ampliar a discussão em grande audiência pública em Itacuruba, com representantes do Governo, parlamentares e população, além de usar a força de articulação da Igreja para unir esforços com os estados de Sergipe, Alagoas e Bahia, que são cotados como locais alternativos para a instalação da usina. “A luta é que a usina não seja instalada nem em Itacuruba, nem no Nordeste, nem em nenhum lugar do Brasil”, afirmou o deputado.

Para o bispo de Floresta, dom Gabriel Machesi, são se trata de fazer vencer “o medo sobre a esperança ou o imobilismo sobre o desenvolvimento, mas de se apropriar do papel de sermos igreja e por isso, políticos”.

Antes de encerrar oficialmente a reunião com uma bênção, o bispo auxiliar de Olinda e Recife, dom Limacêdo, comentou a fortaleza do debate: política, ciência e pastoral reunidos pelo bem do povo de Deus.

Pascom AOR

Deixe um comentário