Destaque

Prefeitura de Carnaíba traz alunos de comunidades rurais para participar da Semana Literária

A Prefeitura de Carnaíba vivenciou a Semana Literária, que trouxe um novo brilho à Biblioteca Pública Municipal, transformando-a em um...
Leia mais
Destaque

Tempo de Serenata, novo single de Maria Dapaz

Nesta sexta-feira, dia 19 de abril, os amantes da música terão o privilégio de mergulhar em uma experiência única com...
Leia mais
Destaque

Raquel Lyra anuncia apoio a Danilo Simões em Afogados da Ingazeira

Nesta quinta-feira (18), a governadora Raquel Lyra (PSDB), anunciou que em Afogados da Ingazeira marchará ao lado da oposição imputando...
Leia mais

País vê uma escalada na tensão entre os Poderes

1250 Supremo Tribunal Federal

1250 Supremo Tribunal Federal Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Poder Legislativo e Judiciário têm respondido, nesta semana, as críticas difundidas no vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril e os movimentos do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido). Na última quarta-feira (27), o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, autorizou operação da Polícia Federal no âmbito do inquérito das chamadas Fake News. Já na última terça-feira (26), o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC) foi alvo de uma ação da Polícia Federal. Entretanto, um dia antes da ação, a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), uma das principais aliadas do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), antecipou em entrevista, que haveria operações da PF contra governadores. A resposta veio no outro dia quando a deputada se torna alvo da PF no inquérito das Fake News, em tom de que não há interferência na instituição.

A tensão entre os poderes é uma realidade no Brasil contemporâneo e pano de fundo da crise política vivenciada no momento em que o País enfrenta uma pandemia. No entanto, o conflito entre o Judiciário e o Executivo também se deu quando o ministro da Corte, Dias Toffolli abriu um inquérito para apurar fake news e disparos de mensagens ofendendo o Supremo. Essa ação intensificou quando o ministro Moraes assumiu o inquérito.

“O caminho regular é que a Procuradoria-Geral da República fosse acionada porque assim o Supremo não ficaria com esse caráter de investigador e punidor ao mesmo tempo. O que obviamente não seria de forma adequada dentro de determinados ritos. Até (procurador-geral Augusto) Aras pediu a suspensão desse movimento, mas muita gente considera ele chapa branca em relação ao governo Bolsonaro”, diz o cientista político Antônio Lucena.

A condução do inquérito tem sido motivo de controvérsia desde o ano passado. A então procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu o arquivamento do caso em mais de uma oportunidade por possível afronta ao regramento das investigações vigentes no País. Aras divergiu dela parcialmente. Manifestou-se pela constitucionalidade da investigação, desde que com algumas limitações, como “estar adstrita à garantia da segurança dos integrantes do tribunal e contar com a participação do Ministério Público, única instituição com atribuição de propor ações penais”.

Na visão de Lucena, essas ações do Supremo é uma reação clara. “As instituições reagem quando são ameaçadas e provocadas. O que a gente teve recentemente foi uma grande quantidade de apoiadores de Bolsonaro defendendo o fechamento do Congresso, a reunião ministerial em que o ministro da educação defende a prisão dos ministros do Supremo, isso deve ter sido um gatilho para que o STF tivesse uma ação bem mais dura contra essas pessoas”, destaca o cientista.

“Tivemos recentemente um discurso em que o ministro do STF Luís Barroso mandou recado quando assumiu o TSE em relação ao próprio Jair Bolsonaro; Rodrigo Maia também fez algo semelhante no caso da governabilidade. Ou seja, a incapacidade do governo Bolsonaro de construir uma coalizão estável e manter um mínimo de civilidade entre as instituições tem gerado esses movimentos de defesa que o supremo ele tem feito”, avalia Lucena.

“Se a intenção dessa operação não era ser uma resposta à operação contra o governador Wilson Witzel, certamente alimentará a crise política já estabelecida, que distancia o governo de uma agenda efetiva de combate ao coronavírus e seus efeitos na economia e na saúde pública”, avalia a cientista política.

Já o cientista político Alex Ribeiro analisa que a confiança nas instituições está cada vez menor diante da crise que assola o sistema jurídico e político. Por outro lado, a PF é uma das instituições mais confiáveis entre os brasileiros. E uma possível interferência, como no caso da declaração da deputada, é algo grave.

“A utilização da PF, com isso, pelo STF também é uma tentativa de trazer mais força diante da crise. A resposta do STF é justamente contra aqueles que querem deslegitimar o seu poder”, afirma Ribeiro lembrando que as Fake News ganharam força nas eleições de 2018.

“O aparato, como o gabinete do ódio, tinha como algo diversos atores políticos e instituições. Mas o Supremo só agiu quando a sua legitimidade estava sendo colocada à prova – a reunião ministerial do dia 22, e as manifestações dominicais em Brasília servem como os maiores exemplos”, destaca.

Ribeiro ainda explica que o poder colocado em dúvida é a ideia de centralização das operações da Polícia Federal e aparentemente enxergamos que existem várias PFs em uma só, como por exemplo, a que investiga contra Witzel que partiu de Brasília e outra que agiu ontem, contra aliados do governo. “Essa utilização da PF, em várias frentes, coloca em cheque a sua utilização tanto pela classe política quanto pela classe jurídica. E a tensão deve continuar”, alerta Alex Ribeiro.

Deixe um comentário