Destaque

Bolsa Família 2024: pagamentos de abril começam nesta quarta-feira (17)

A Caixa Econômica Federal inicia os pagamentos de abril do Bolsa Família nesta quarta-feira (17). Os primeiros a receber serão os beneficiários com Número de...
Leia mais
Destaque

Concurso dos Correios terá cargos de níveis médio e superior; veja novos detalhes

Os Correios divulgaram nesta terça-feira (16) mais detalhes sobre o novo concurso público da estatal. A empresa informou que vai...
Leia mais
Destaque

Governo Itinerante da Prefeitura de Iguaracy vai estar na comunidade do Logradouro nesta quarta-feira

Governo Itinerante da Prefeitura de Iguaracy irá se reunir nesta quarta-feira, só que desta feita, na comunidade do Logradouro, área...
Leia mais

Professor de Triunfo, no Sertão, cria robô que combate a Covid

Objetivando evitar o contágio e mortes pela Covid-19 nas escolas da rede estadual de ensino, o professor de Física Paulo César da Silva Simões, de Serra Talhada, da escola EREMAC – Escola de Referência em Ensino Médio Alfredo de Carvalho do município de Triunfo-PE, desenvolveu o RAC-19, Robô AntiCovid-19, utilizando  peças de robótica Lego Mindstorms Education disponível no laboratório de física da referida escola.

Através de pesquisa contataram a viabilidade de construir um dispenser de álcool automático para evitar o contágio por contato e como tinham urgência logo iniciaram a tentativa de construir o RAC-19. Durante a montagem, foi preciso inserir sensores ultrassônico e de toque, bem como motores e o cérebro do robô o NXT. Conforme iam adaptando as peças, os ajustes eram realizados para que o robô se movimentasse perfeitamente. O projeto de criação do robô durou em média 2 meses até ficar pronto e disponível para o uso na escola.

”Pela minha urgência em colocar em prática o robô, mesmo em períodos de lockdown, decretados pelo governador, agi o mais rápido possível para que o robô pudesse ser utilizado e proteger alunos, professores, e demais funcionários. Com a aplicação do RAC-19 o robô mantém o distanciamento, evita o contágio, promove a autoestima dos alunos, é proativo para despertar o interesse dos alunos nos estudos, na pesquisa e mostrar que o melhor caminho para jovens e adolescentes é o desenvolvimento constante do conhecimento”, explicou o professor, que reside em Triunfo, Sertão do Pajeú.

O processo de montagem passou por várias etapas e a medida que avançava em sua montagem, foram escolhendo layout que viabilizasse o reabastecimento do dispenser com álcool sem a necessidade de desmontar, tornando seu manuseio mais prático. Através de análises e testes foram fazendo os ajustes como: tempos de rotação, graus de rotação, força da paleta e trava para a paleta parar no retorno do acionamento e após vários testes foi constatado a eficiência do robô na sua funcionalidade, emissão do jato de álcool, na automação e na sua estética.

Deixe um comentário