Destaque

Governo divulga edital para concurso público da Polícia Científica com 213 vagas

O Governo de Pernambuco divulgou, no Diário Oficial do Estado deste sábado (27), o edital do concurso público da Polícia...
Leia mais
Destaque

Cem por cento das cidades do estado estão aptas para o atendimento da coleta biométrica

Serviço iniciou a retomada em fevereiro de 2023 Pedra, Bonito, Barra de Guabiraba, Venturosa, Alagoinha, Camocim de São Félix, Sairé...
Leia mais
Destaque

Visita do senador Fernando Dueire ao município de Carnaíba ainda repercute na cidade

Neste sábado (27), o senador Fernando Dueire realizou uma visita ao município de Carnaíba, onde foi recebido pelo prefeito Anchieta...
Leia mais

IR: Última chance para se acertar com o Leão

Declaração do Imposto de Renda

Declaração do Imposto de Renda Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

A poucas horas do fim do prazo estipulado pela Receita Federal para a declaração do Imposto de Renda 2019, que encerra às 23h59 de hoje em todo o Brasil, mais de 5,5 milhões de pessoas ainda não acertaram as contas com o Leão. Em Pernambuco, dos 815 mil contribuintes, pouco mais de 630 mil enviaram suas declarações. Mas é importante lembrar que quem teve rendimentos tributados cuja soma foi superior a R$ 28.559,70 em 2018 está sujeito à multa, que pode variar de R$165,74 a 20% sobre o valor do imposto devido, caso não entregue a declaração.

Para os especialistas, o risco de perder o prazo é mais grave do que não preencher a declaração. Por isso, a recomendação geral é de transmitir a declaração, mesmo que incompleta. “Para quem até hoje não conseguiu separar todas as documentações necessárias para preencher e transmitir a declaração, orientamos que envie com as informações que tem. Feito isso dentro do prazo, posteriormente e com mais calma, é possível fazer uma declaração retificadora”, recomenda o contador Jadir Rocha.

De acordo com a Receita Federal, a retificadora também pode ser feita caso, após a apresentação, o contribuinte encontre erros ou constate que a declaração apresentada está incompleta. O prazo para a retificação é de cinco anos, desde que a declaração não esteja sendo investigada.

O diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos, alerta que um dos cuidados que deve ser tomado é entregar a declaração retificadora no mesmo modelo (completo ou simplificado) utilizado na declaração original. Segundo ele, também é fundamental que o contribuinte possua o número do recibo de entrega da declaração anterior. “O procedimento para a realização de uma declaração retificadora é o mesmo que o de uma declaração comum. A diferença é que, no campo Identificação do Contribuinte, deve ser informado que a declaração é retificadora”, revela.

Para quem ainda tem dúvidas sobre como preencher e enviar a declaração anual do Imposto de Renda, mesmo diante dessas opções, a orientação é procurar com urgência um especialista. Segundo o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE), José Campos, o cantador pode minimizar os riscos de uma possível malha fina e até mesmo ampliar os valores de restituição. “O profissional de contabilidade é o mais indicado a auxiliar o contribuinte nessa tarefa. Portanto, procurem um contador certificado para assessorar na transmissão dos dados à Receita”, orienta Campos.

Calendário
O pagamento das restituições do Imposto de Renda segue um cronograma com um total de sete lotes. O primeiro, no qual estão inclusos idosos e pessoas com deficiências, terá o valor da restituição debitado no dia 17 de junho. No segundo, o pagamento será feito em 15 de julho. O terceiro, em 15 de agosto; o quarto, em 16 de setembro; o quinto e o sexto, em 15 de outubro e 18 de novembro, respectivamente. No sétimo e último lote, o valor restituído cairá na conta do contribuinte no dia 16 de dezembro.

Deixe um comentário