A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) anunciou, nesta segunda-feira (29), a implantação de um sistema flutuante de bombeamento na Barragem Góis, em Sertânia, no Sertão de Pernambuco. O investimento é de R$ 3,6 milhões.
O equipamento permitirá a captação de até 3 mil litros de água por segundo para a Adutora do Agreste, garantindo o abastecimento de cidades como Pesqueira, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Caetano, Caruaru, Fazenda Nova e Barra de Farias (Brejo da Madre de Deus).
Segundo a Compesa, a obra foi planejada após o Governo Federal sinalizar a necessidade de uma nova manutenção no canal da Transposição do Rio São Francisco, que poderá durar cerca de 80 dias. Sem essa estrutura, o abastecimento seria comprometido, ampliando em até três vezes os intervalos do calendário de distribuição de água nos municípios atendidos pela adutora.
A manutenção será realizada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), mas ainda não há data definida para o início dos trabalhos.