Destaque

Prefeitura de Carnaíba traz alunos de comunidades rurais para participar da Semana Literária

A Prefeitura de Carnaíba vivenciou a Semana Literária, que trouxe um novo brilho à Biblioteca Pública Municipal, transformando-a em um...
Leia mais
Destaque

Tempo de Serenata, novo single de Maria Dapaz

Nesta sexta-feira, dia 19 de abril, os amantes da música terão o privilégio de mergulhar em uma experiência única com...
Leia mais
Destaque

Raquel Lyra anuncia apoio a Danilo Simões em Afogados da Ingazeira

Nesta quinta-feira (18), a governadora Raquel Lyra (PSDB), anunciou que em Afogados da Ingazeira marchará ao lado da oposição imputando...
Leia mais

Sicoob PE patrocina equipamentos para Sala de Integração Sensorial no CER III em Afogados

Implantação da sala é uma parceria entre Sicoob PE, Prefeitura de Afogados da Ingazeira, Rotary Club e Ministério Público

Na última quinta-feira (15), aconteceu a implantação, no Centro Especializado em Reabilitação (CER III), de Afogados da Ingazeira, de uma Sala de Integração Sensorial. A primeira sala a oferecer esse tipo de serviço na nossa região de forma gratuita, impactará doze municípios do Sertão do Pajeú, que são atendidos no Centro.

A sala de Integração Sensorial surgiu de parceria da Cooperativa de Crédito SICOOB Pernambuco, que patrocinou os equipamentos que equipam a sala; Governo Municipal de Afogados da Ingazeira, Rotary Club e Ministério Público.

A solenidade de entrega da sala contou com a presença do SR. Evaldo Campos – Presidente do Sicoob Pernambuco, Aline Robéria – Diretora Executiva do Sicoob Pernambuco, Cleiry Michelle – Especialista em Investimento Social e Estratégico do Sicoob Pernambuco, assim como os Gerentes da Agência de Afogados da Ingazeira João Paulo Miranda e a Gerente da Agência de Carnaíba Marcia Fernanda; também presentes o prefeito Alessandro Palmeiras o vice Daniel Valadares o secretário de saúde Artur Amorim, o presidente do Rotary Club Danilo Siqueira, vereadores afogadenses e equipe do CER III; A condução do evento ficou a cargo de Verandilson Zuza responsável técnico do Centro.

SOBRE A SALA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL

A Integração Sensorial foi definida como o processo neurológico que organiza as sensações do próprio corpo e do ambiente de forma a ser possível o uso eficiente do corpo no ambiente. Dessa forma, organiza as informações sensoriais para seu uso, obtendo respostas adaptativas mediante as demandas do ambiente. Sendo um processo cerebral que leva à organização e interpretação da informação que recebemos dos sentidos, que são: vestibular; propriocepção; tato; visão; olfato; paladar.

É uma abordagem, com comprovação científica, que é eficaz no atendimento de crianças, adolescentes e adultos com disfunções sensoriais (disfunções associadas ao movimento), TDHA, Autismo, Síndrome de Down, Doenças Raras, Paralisia Cerebral, entre outras limitações de autonomia psicossocial.

Também pode ser aplicada quando não apresentem diagnóstico, mas apresentam características indicativas de alguma desordem sensorial e comportamental, como atraso no desenvolvimento em adultos e dificuldades de aprendizagem. 

REFERÊNCIA NA ASSISTÊNCIA

O CER III é referência para X Regional de Saúde do Estado de Pernambuco que está localizada no Alto Sertão do Pajeú e é constituída por doze municípios: Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira e Tuparetama. De acordo com o IBGE Censos e Estimativas 2021, a população estimada é de 191.056 habitantes, predominando o sexo feminino com 51,01%. Com Índice de Desenvolvimento Humano de 0,603, a X Gerência Regional de Saúde possui uma área territorial de 4.308,55 Km².

Deixe um comentário