Destaque

Prefeitura de Carnaíba traz alunos de comunidades rurais para participar da Semana Literária

A Prefeitura de Carnaíba vivenciou a Semana Literária, que trouxe um novo brilho à Biblioteca Pública Municipal, transformando-a em um...
Leia mais
Destaque

Tempo de Serenata, novo single de Maria Dapaz

Nesta sexta-feira, dia 19 de abril, os amantes da música terão o privilégio de mergulhar em uma experiência única com...
Leia mais
Destaque

Raquel Lyra anuncia apoio a Danilo Simões em Afogados da Ingazeira

Nesta quinta-feira (18), a governadora Raquel Lyra (PSDB), anunciou que em Afogados da Ingazeira marchará ao lado da oposição imputando...
Leia mais

Apps de estudantes de Caruaru são campeões em olimpíada nacional

Estudantes de Caruaru comemoram a vitória na Olimpíada Nacional de Aplicativos

                                Foto: Divulgação

Alunos da Escola Técnica Estadual (ETE) Ministro Fernando Lyra de Caruaru, desenvolveram dois aplicativos com estratégias socioambientais sobre o uso consciente da água e da energia, formas de reaproveitamento e reciclagem. As plataformas ainda permitem o compartilhamento de ideias sustentáveis entre os usuários e fornecem um mapeamento deecopontos na cidade.

Os aplicativos foram os campeões da 2ª Olimpíada Nacional de Aplicativos (Onda), que acontece naUniversidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). A olimpíada, composta por três fases eliminatórias, que aconteceram entre julho e dezembro de 2018, contou com a participação de 64 equipes de todo o País.

Onda tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de tecnologias que contribuam para a transformação social e ambiental a partir de reflexões sobre o desenvolvimento sustentável e os principais problemas ambientais. Os vencedores participarão, entre os dias 14 e 17 de março, da cerimônia de premiação, que será realizada na Uergs, onde terão a oportunidade de apresentar seus aplicativos para investidores.

app Green World, desenvolvido pelos estudantes Emili Jamilly Florêncio, José Guilherme Lima e Samuel Francisco da Silva, levou o primeiro lugar. Com 639 curtidas, 55.271 compartilhamentos e pontuação geral de 95,16. O app traz ícones direcionados para a conscientização sobre o descarte correto de materiais, bem como o processo correto dereciclagem de resíduos, dicas de cuidados com o meio ambiente, informes sobre as conferências do clima, como aRio-92, além de promover a interação entre os usuários que podem criar sugestões e compartilhar dicas de ideias sustentáveis.

“Eu participei porque achei que seria divertido, mas com o resultado sentimos que todo o nosso esforço foi recompensado no final”, contou Samuel Francisco, de 15 anos, que ajudou a desenvolver o aplicativo o app Green World. O outro aplicativo premiado foi o EccoApp, criado pelos estudantes Lucas Barbosa Vasconcelos, Marco Vinícius de Arruda da Silva e Yalle Camilli Macedo, que ficou em segundo lugar, com 573 curtidas, 34.033 compartilhamentos e registrou 80,17 na pontuação geral.

software ensina várias maneiras de preservação da natureza e os impactos econômicos que essas ações trazem. A plataforma também tem o intuito de contribuir para a diminuição do mau uso da energia, água e materiais recicláveis como garrafas pet, latas etc. Indicando os principais pontos da cidade onde há locais de descarte de lixosde maneira consciente, com e-mail e contato desses estabelecimentos.

Lucas Barbosa, de 14 anos, faz parte da equipe que criou o EccoApp. Para ele, “receber esse prêmio é o resultado e a certeza de que todo esforço que a gente fez valeu a pena”. Pois, “É muito bom você ver algo que você fez do zero ganhando mérito”. “A ideia agora é de continuar com o projeto criando atualizações e incluindo conteúdos para que o app possa continuar ajudando as pessoas”, falou o estudante. 

Deixe um comentário